Perguntas e Respostas
 
Existe uma diferença muito grande entre um Tarot e outro?
Como se dá a leitura do jogo? Como é possível acertar os fatos? 
O que significa Karma e Dharma?
Qual é a explicação que você dá ao fenômeno da sincronicidade do Tarot com a vida dos consulentes?
Qual é a síntese da estrutura dos naipes dos Arcanos Maiores?
Qual a interpretação do Arcano do Mago?
Qual a relação da carta O Testemunho #39 com a A Alucinação #43?
 Envie sua pergunta para mim

Existe uma diferença muito grande entre um Tarot e outro?

Existe diferença. É assim: o ator é sempre o mesmo, mas a roupa é diferente. Conforme o seu estilo, é melhor um ou outro. Quem trabalha com astrologia ou mitologia, às vezes o tarot mitológico é legal porque tem as figuras. Então tem roupa mais bonita pra um e pra outro. Eu trabalho com o egípcio por várias razões, primeiro porque pra mim é muito interessante a simbologia egípcia. Traz a memória genética dessas vidas passadas. Querendo analisar dessa maneira, que se você for ver em termos de religião, é mais próximo do espiritualismo, o tarot egípcio é mais espiritualista. O mitológico é mais cristão.

Os livros de tarot puxam muito para o lado cristão do bem e do mal, e aqui vocês não vão ouvir eu falar de mal em nenhum instante. (Não existe essa palavra) e isso diferencia muito do tarot de Marselha. Não vai ter tragédia, nem coisa desse tipo. Tragédia é não ter consciência. Tragédia é estar parado, estagnado, é o mal da ignorância. Isso já os diferencia bastante.

Outra coisa interessante no baralho egípcio são os arcanos menores, porque aqui todas as cartas vão ter cenas e isso é mais fácil de memorizar, de ensinar e de aprender.

Por exemplo: 5 de ouros - Quando é Rei de ouros ainda é mais fácil. Agora quando é 7 de ouros, complica. Se a gente soubesse cabala, sabe-se o que é o 7 e sabe-se o que é ouros, tudo bem; agora se você não sabe, é difícil decorar. Ao passo que no tarot egípcio a gente tem cenas. Então essas cenas, pintando com o naipe, é fácil decorar. Por exemplo, O Lavrador. O que ele está fazendo? Está plantando para comer. Então ele está preocupado com a base, com a estrutura, é uma associação direta.

Não é uma associação que tenha que passar por um signo, que no caso seria um 7 e o naipe de ouros. Ele também tem outra coisa que eu acho legal, por exemplo: a carta da morte não mata o cara do coração antes da hora, porque atualmente as pessoas sempre perguntam se sair a carta da morte para elas; porque, em geral, quando se vê aquela caveira cortando as cabeças, qualquer um percebe que é a carta da morte. Impressiona muito. Por exemplo: O Juízo Final no egípcio é a ressurreição, uma carta lindíssima, no de Marselha tem uns bem feios, um caixão, umas almas penadas, não é legal. A morte é uma coisa que ninguém transa legal. As pessoas confiam muito na gente. A gente tem de ter um cuidado louco de trabalhar.

Como se dá a leitura do jogo? Como é possível acertar os fatos?

A carta é basicamente uma pergunta que comporta uma série de associações. Então quando eu tiro um jogo eu estabeleço uma linha histórica. Primeiro eu faço uma leitura (simbólica) geral, de como a pessoa está se integrando com ela e com o mundo. Conto uma história. A pessoa identifica coisas, ela vai se identificando naquela história, mas sem falar nada.

Depois eu vou analisar o afetivo, o profissional. Então a mesma carta que marca o início de uma nova estrutura, marca um homem pedindo ela em casamento, a mesma marca o início de um emprego novo. Então você vê, os fatos que vão compor são muitos. Assim, muda a interpretação. Conforme o nível de sensibilidade e até de vivência da pessoa, aumenta a chance de acerto dos fatos.

Quando eu estou dando a imagem simbólica de uma carta, é muito importante, porque o acerto vai sair dali. Então quando eu falo que na carta 1 a pessoa está se centrando e definindo tudo o que ela precisa para iniciar uma nova etapa na vida dela, isso você não vai errar nunca, porque isso é o significado central da carta. Agora, que vai nascer um filho aqui, vai depender do nível de sensibilidade minha, e até de vivência, às vezes, porque a 1 é também nascer um filho. É o início de uma nova etapa a pessoa ter um filho, principalmente o primeiro filho. Agora, ela não é só isso e ela pode nem ser isso, mas que vai iniciar uma nova etapa na vida da pessoa, vai.

Então o lado simbólico da carta é 100% de acerto, não tem jeito de você errar. Agora quais fatos vão compor aquele processo, vai dar uma margem que varia muito de sensitivo pra sensitivo e até do dia, do humor, etc.

O significado central não muda. Muda o nível de elaboração daquela carta. Então, assim: a carta 20 é uma síntese. Você está derretendo tudo o que você foi e compondo um personagem novo. você vai fazer isso muitas vezes na vida, não é uma vez só. A cada fecho de um setênio você sempre vai fazer essa reelaboração. Nas primeiras reelaborações você vai estar elaborando certas coisas de vida, e em outras elaborando coisas diferentes. Então conforme ela vai sendo dada, você vai direcionar melhor aquele assunto.

O tarot não foi feito pra você ver desgraça e adivinhar desgraça. Ele foi feito pra você identificar melhor o que você é, o que você tem, como se posicionar e avaliar a sua relação com a vida. Pra ver se você está sendo você mesmo, se está usando o que você tem de melhor, se abrindo para o caminho certo, se tem algo que está te impedindo a nível de dificuldade, de capacidade que você ainda não desenvolveu.

Então muito cuidado quando você vai numa pessoa que fala umas coisas assim fatalistas sobre a sua vida, porque com certeza o tarot não foi feito pra isso, e assusta muito.

As pessoas confiam muito na gente e se você é uma pessoa fatalista complica muito a cabeça do outro. Não faz bem nenhum falar que a pessoa vai morrer ou que o marido tem uma amante, você não vai proporcionar nenhum auxílio à pessoa se desenvolver.

O que significa Karma e Dharma?

Karma:

Significa a missão que temos de descobrir e desenvolver os nossos dons e habilidades.

Dharma:

Significa o exercício dos nossos dons e o o beneficio adquirido com essa atuação harmônica.

Qual é a explicação que você dá ao fenômeno da sincronicidade do Tarot com a vida dos consulentes?

Existe um fenômeno energético que a física quântica já conseguiu trabalhar - É a física que nasceu do Einsten, que trabalha com conceitos de energia. Dizem que o tarot é constituído de símbolos captados de uma determinada onda vibratória - a energia vibra em v rias ondas.

Quando você ordena as cartas na frente da pessoa você na realidade está colocando as ondas comuns, as leis do universo. Quando as cartas estão na frente da pessoa, é assim como se a pessoa estivesse projetando sobre elas a sua energia. Quando você pede para que ela retire do leque suas cartas na verdade elas estão em direção das suas próprias energias.

Quando você trabalha com captação de vidas passadas você está trabalhando só com o inconsciente, mais primitivo da psique. Com o tarot você não está mais atingindo só o primitivo. Ele ajuda muito mais nas comunicações dos fatos inconscientes, . Ele é captador de toda a problemática  , do passado, presente e futuro da pessoa. Ele identifica também os dons, e as oportunidades que se apresentam . E como estamos mobilizando a nossa energia .

Qual é a síntese da estrutura dos naipes dos Arcanos Maiores?

Naipes dos Arcanos Maiores:

1 a 7 - Identificar suas características básicas.

7 a 14 -Identificar os dons, e a partir deles criar e integrar personagens dentro do seu ambiente.

15 a 21 - Incorporando a si mesmo, promover o aperfeiçoamento do universo.

22 - O consulente. Momento de transição, entre um setênio e outro.

Naipes dos Arcanos Menores:

PAUS - ESTRUTURA

COPAS - PERSONALIZAÇÃO DOS DONS

ESPADAS - REALIZAÇÃO DO KARMA

OUROS - CONSCIÊNCIA E USO DA ENERGIA

Qual a interpretação do Arcano do Mago?
 
 
A carta número 1 aparece sempre num momento onde a pessoa está se centrando e identificando tudo o que ela precisa para iniciar uma nova etapa de vida.   

É normal que ela apareça num momento onde a pessoa está iniciando o seu próximo setênio. Quando ela aparece no início de um relacionamento, e caso a pessoa tenha encontrado a sua alma gêmea, essa ser  uma união que vai durar no mínimo sete anos.   

Sempre mostra situações muito importantes.

A carta do Mago significa um momento onde você esta se preparando para iniciar um novo setênio. Definições importantes em quatro grupos básicos:

ALICERCES: Reorganização na sua vida material, esta querendo bases solidas para seu desenvolvimento como casa adequada, trabalho estabelecido ou garantia de sobrevivência, e um afeto mais estável, talvez ate dar continuidade aos estudos.

PERSONAGENS: Você esta elaborando uma série de personagens que representam-o melhor, assim passar  a buscar conquistar vários espaços dentro da sociedade, a partir de agora você também quer colocar outros dons em cena.

REALIZAÇÃO: Neste momento muitas idéias vem na sua cabeça, em relação à sua realização pessoal, está definindo uma nova direção para sua vida.

IDEAIS: Um novo sentido de vida vem brotando. Pessoas novas que se identificam muito com você ajudam a despertar os ideais mais profundos

Qual a relação da carta O Testemunho #39 com a A Alucinação #43?
(pergunta de VSJ)
A conjunção da 39 com a 43, significa que você obteve conquistas muito importantes no seu ambiente, e em relação à pessoas que você considera importantes para você. Isto será motivo para uma grande expansão nos seu relacionamentos, e com mais auto confiança você poderá manifestar melhor seus sentimentos e vivenciar mais profundo suas emoções.
Afetivamente mostra abertura das relações, o 39 fala de um homem que você considera "difícil" e que você vem conquistando. Mas, ainda é motivo de muita alteração nas suas emoções, indicado pela 43. Porém, você vai ter oportunidade de viver isso mais profundo e ver o que significam esses sentimentos para você.
 
 
Tarot Egípcio: A Jornada em busca do Ser -

 

counter visitas após 8 junho/98. Obrigada!