A Retribuição
Naipe da Mente
Arcano
imagem © Editorial Kier

Iod - 10

Plutão em Mercúrio

 

Análise do processo kármico - Consciência do passado - Reconhecimento do desenvolvimento dons - Identificação dos problemas crônicos - Família - Sociedade

"Caro é o saber que adquires com a experiência, e mais custoso o que te falta comprar." Iglesias Janeiro

 

A Retribuição representa o karma. Exige uma análise profunda do nosso desenvolvimento e do ambiente que nos cerca. É um momento de retomar o passado, avaliando o que já foi realizado da nossa missão, quais são os ideais que ainda não conseguimos alcançar, e quais são as possibilidades e as dificuldades do ambiente em que vivemos. Nosso universo mais próximo é a família que nos constituiu, por isso o Arcano 10, fala em primeiro lugar dela. Conforme vamos lapidando os dons e realizando nossa missão, nosso universo também vai se ampliando. Esta carta trás a sensação de estar vivendo um ciclo vicioso. Onde você roda, roda e quando está quase atingindo o seu objetivo parece que tudo volta para trás - e você tem que começar tudo de novo. Mas de um tempo pra cá resolveu olhar para o passado e ver o que já realizou e o que está faltando; quais são os seus objetivos, capacidades, e quais os problemas que estão prendendo sua roda. É como se você estivesse armando um plano para dar uma virada em sua vida. Você resolveu estourar com o elástico que impede o seu desenvolvimento. A tendência dessa carta é romper com tudo o que impede sua virada e retomar tudo o que ficou no passado. É como se tivesse que perfurar um túnel dentro de uma montanha, mas você inicia a abertura e encontra pela frente um obstáculo, tenta em vários lugares, mas sempre encontra a mesma pedra. Tem uma hora que você vai ter que enfrentar esse limite. Retirando a pedra, todos os caminhos que iniciou podem ser retomados e você poderá promover o desenvolvimento de tudo o que ficou bloqueado no passado. Desta forma esta carta fala da existência de traumas que trazem uma série de obrigações que bloqueiam um desenvolvimento harmônico. E da necessidade da auto-afirmação para a libertação destes preconceitos que a pessoa criou sobre ela mesma. Sempre essa carta vai aparecer quando a pessoa está buscando seus traumas, seus complexos. Os obstáculos que ela tem que superar para realizar aquilo que ela idealiza. Também mostra problemas com a família - ou no social.
2

Amor:
Três passinhos pra frente, 2 passinhos pra traz. Por esse caminho está devagar para avançar. A Roda da Fortuna mostra que você está lindando com problemas que parecem sempre voltar à sua frente, problemas grandes ou pequenos no relacionamento ou que afetam a evolução de sua relação. As opções são ter paciência, desistir ou procurar outro caminho.

5

Trabalho:
Não se deixe frustrar se tenha que voltar para estaca zero. Agora terá a oportunidade de explorar outros caminhos, passar coisas a limpo ou tirar o que é desnecessário. Seja paciente..

4

Família:
Problemas ou estigmas familiares podem estar influenciando sua evolução. As vezes para chegar a solução é necessário paciência e dedicação.

4

Caracter:
Justo, mediador. Crítico, exigente.

Leia também:
Descrição e explicação dos símbolos desta carta
Associações com outros Arcanos
Livro
próxima
entre
anterior
Tarot Egípcio: A Jornada em busca do Ser - Página 35

Esse texto faz parte do livro "Tarot Egípcio: A Jornada em Busca do Ser" de Nelise Carbonare Vieira e Marianita Vieira

Reprodução proibida

 

 

 

 

Tarot Free Mapa Brindes A Autora Novidades Consultas Livro Alma Gemea Email Home